Pensamentos negativos, como superar.

Por Elaine Neves | 17 janeiro 2020

Os pensamentos negativos surgem em nossas mentes quando estamos em desequilíbrio para lidar com inseguranças, frustrações, medos e ansiedades.

Deixamos nos envolver por essa energia e alimentamos ainda mais esses pensamentos. Já parou para pensar que sustentamos com maior frequência os pensamentos negativos ao invés dos positivos? E o quanto um pensamento negativo prevalece sobre um positivo?

Não podemos parar de pensar, isso nos levaria a morte. Mas, podemos fortalecer e escolher o que pensar, estimulando ainda mais os pensamentos positivos e fortalecendo-os.

Muito se fala em como combater os pensamentos negativos, mas poucos conseguem. Sabe o por quê? Para os combatermos, é preciso estarmos verdadeiramente dispostos a tal e então, treinar a mente.

Perceba o quanto é comum nos vitimizarmos e nos castigarmos em nosso dia a dia. Você já se xingou alguma vez? Quanto você se castiga e se pune pelas suas ações? Quanto você reclama diariamente?

A maneira como tratamos a nós mesmos, diz muito sobre o que escolhemos pensar. Não adianta se punir por pensar negativamente, veja que você tem a mesma força e energia para pensar mais positivo, seja com você ou com a vida.

É muito importante percebermos o pensamento que vem e o motivo pelo qual ele aparece, só assim conseguimos superá-lo. É preciso treinar a mente para perceber o que está acontecendo.

Aqui vão algumas dicas de como eu faço para superar os pensamentos negativos:

Meditação mindfulness: ajuda treinar a mente para “percebermos o pensamento”. Com a meditação não paramos de pensar, mas sim, percebemos o que está acontecendo. Possibilitando maior concentração, foco, e diminuindo os pensamentos negativos e repetitivos.

Anote seus pensamentos: isso mesmo, faça uma lista dos seus pensamentos. Coloque-os para fora. Isso te ajudará a entende-los melhor e abandoná-los.

Você não é o que você pensa: o pensamento é uma reação do corpo, assim como os sentimentos. Não somos o que pensamos e é importante desgrudar essa ideia da sua cabeça: os pensamentos não nos definem.

Redirecione sua atenção: se um pensamento negativo aparecer, faça uma atividade que exija foco e concentração. Exemplo: leia um livro em voz alta, ande contando seus passos, faça cálculos de cabeça, encontre atividades que exijam sua atenção. Assim eliminará o pensamento.

Cerque-se de pessoas positivas: quando perceber a negatividade chegando até você, converse com pessoas positivas, esteja em círculos de pessoas com a mente mais saudável.

Veja o lado positivo da situação: mude sua perspectiva. Em vez de pensar “Eu não consigo fazer isso”, pense “Eu não sei fazer, mas será uma boa oportunidade de aprender.”

Assuma responsabilidades: se errou, recomece. Não culpe outras pessoas, e entenda que nem tudo está sob nosso controle, erros acontecem. E com eles ganhamos aprendizados para fazermos melhores escolhas.

Agradeça: faça uma lista de 5 coisas que você pode agradecer no seu dia. Tenha gratidão por tudo o que você tem, agradeça pelas pequenas coisas.

Estas são dicas que me ajudam muito a manter o equilíbrio dos meus pensamentos. Escolha algumas das dicas e pratique também!

Mude seu pensamento e você mudará a sua vida!

Elaine Neves

Elaine Neves uma eterna amante da alma humana e da vida. Meus principais valores são: integridade, respeito, independência, comprometimento e confiabilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.