Inteligência Física – QF

Por Elaine Neves | 02 agosto 2019

Para termos uma saúde plena e integral, é preciso explorar e potencializar todas as nossas inteligências e capacidades. Neste início, vamos falar um pouco sobre a QF – Inteligência física.

Para entender melhor sobre o funcionamento desse tipo de inteligência, vamos conhecer alguns conceitos:

Saúde – diferente do que muitos pensam, não se trata apenas da ausência de doenças ou dores. Mais do que isso, a saúde é um estado completo de bem-estar, contemplando nossa parte física, social e mental.

Saúde integral – é o equilíbrio das quatro inteligências que compõem os seres humanos: física, mental, emocional e espiritual.

Qualidade de vida – é quando conseguimos atingir a saúde integral. Isso aumenta nossa alegria, produtividade e bem-estar.

A QF é a capacidade que o corpo tem de auto realizar seus sistemas vitais. É possível desenvolver diariamente essa inteligência, através de boa alimentação, exercícios físicos e repouso.

De acordo com o quadrante de C.G. Jungo, a QF é responsável pelas nossas sensações. A falta dessa inteligência pode causar diversos transtornos, como por exemplo, sintomas físicos de estresse: ganho ou perda de peso, dores de cabeça, dores musculares, ataques de ansiedade e / ou pânico, depressão, infecções, gripes, cansaço físico e mental, entre outros.

Para desenvolver a inteligência física, é preciso disciplina. Para ajudar, aqui vão algumas dicas:

– Encontre uma atividade física que você sinta prazer em praticá-la e que seja possível encaixá-la em sua rotina;
Sugestões: Academia, aula de dança, yoga, luta… Até mesmo uma caminhada de 20 minutos. Independente da atividade, o importante é fazê-la.

– Alimente-se de forma mais saudável e regrada (nas horas certas). Isso te traz disposição e vitalidade.
Sugestão: Não faça dietas sem procurar um nutricionista, ele poderá avaliar qual a melhor alimentação para o seu propósito.

– Saber o momento de parar e descansar é tão importante quanto iniciar alguma coisa. Respeite seus limites: seu corpo fala e também precisa recarregar as energias.
Sugestão: Faça pequenos intervalos durante o dia para relaxar e respeite suas horas de sono.

Parece óbvio que para desenvolvermos essa inteligência seja necessário exercitar e respeitar o nosso corpo. Mas, infelizmente, poucas pessoas enxergam isso, pensam que se trata apenas de questão estética. Aqui não estamos falando sobre se tornar “modelo de capa de revista”, mas sim de ter saúde física, vitalidade e energia, independente do seu biotipo físico. Lembre-se: estar magro nem sempre é sinônimo de estar saudável.

Por tantos motivos, encontre a melhor maneira e desenvolva sua QF. Comece aos poucos, mas comece. Você irá perceber que a cada dia ganha mais disposição e vitalidade.

Elaine Neves

Elaine Neves uma eterna amante da alma humana e da vida. Meus principais valores são: integridade, respeito, independência, comprometimento e confiabilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.