A busca constante do equilíbrio

Por Elaine Neves | 24 julho 2018

Primeiramente, vamos ao significado da palavra equilíbrio.

No dicionário, encontramos a seguinte descrição:

Equilíbrio é a condição de um sistema em que as forças que sobre ele atuam se compensam, anulando-se mutuamente; posição estável de um corpo, sem oscilações ou desvios.

Tempos atrás, não se ouvia falar tanto em equilíbrio como nos dias de hoje e você sabe o porquê?

Hoje, as mudanças do mundo estão cada vez mais rápidas, parece que envelhecemos mais depressa, que aprendemos e logo em seguida já tem algo novo pra aprender, novas tecnologias e até novos caminhos para trilhar. E com isso, naturalmente, ficamos confusos sobre o que fazer e como fazer.

O mundo nos mostra um leque de possibilidades e ficamos sem saber a melhor direção. Mas como obter esse tal equilíbrio nos dias atuais?

Aqui vão algumas formas de se encontrar o equilíbrio:

Autoconhecimento

O autoconhecimento é uma dessas formas, é algo que é primordial e sem o autoconhecimento, fica inviável saber por onde começar.

É necessário se conhecer (ou pelo menos ter uma ideia de você mesmo) para poder tomar as decisões mais acertadas na vida.

Daí você pode pensar:

Não tenho esse tempo a perder, preciso tomar uma decisão, AGORA! Preciso encontrar o equilíbrio na vida, AGORA!

É, em uma época tão imediatista, essa é a forma como muitos pensam.

E eu te digo: Vale muito mais a pena “perder” um tempinho e aprender sobre si mesmo e como você funciona, do que viver a vida tomando decisões por impulso e ficar na constante corda bamba.

Essa urgência de resolver as coisas no agora é consequência de más escolhas no passado, exatamente pela falta de enxergar com clareza o que você realmente quer.

Lembre-se sempre que os nossos resultados de hoje foram ações ou não ações do passado.

Por isso, uma dica que dou é: Se conheça, enxergue suas forças e suas limitações para poder assim ter mais equilíbrio em sua vida.

Ouça sua intuição

Outra forma de encontrar o equilíbrio e principalmente de mantê-lo é ouvir sua intuição, sua voz interior. É importante aprimorar e dar atenção a essa voz.

Quando deixamos de nos ouvir, tomamos decisões erradas, nos sentimos frustrados, sem saber o motivo e perdemos nossa essência e personalidade.

Viramos zumbis, que se entregam a rotina do dia a dia, sentindo-nos anestesiados, sem vida, vivendo e fazendo o que as outras pessoas dizem que é bom fazer.

Você pode estar se perguntando:

Como fazer para ouvir e ampliar a percepção dessa voz interior que chamamos de intuição?

Uma dica que deixo pra você e que sempre usei na minha vida é converse com você mesmo, diariamente, mas não se punindo ou xingando e sim, de maneira gentil, como você conversaria com um amigo (a).

No início, pode parecer loucura, você pode se sentir um bobo (a) fazendo isso, mas o que te impede de tentar? De loucura, todo mundo tem um pouco rsrs. Não custará nada e você vai se divertir bastante, isso eu garanto.

Todos os dias e em todas as horas que puder, mantenha essa conversa com você mesmo. Se pergunte que roupa quer vestir, que acessório quer usar, o que vai querer comer, qual caminho irá fazer para ir trabalhar e espere vir à resposta.

Pode ser que inicialmente você não ouça nada e é normal, a amizade precisa ser cativada, precisa haver confiança.

Tudo na vida é prática e isso precisa entrar em sua rotina para efetivamente você ouvir com clareza.

Antes de fazer suas ações sejam rotineiras ou não, se conecte com o seu Eu Interior. Seja seu verdadeiro amigo. Os melhores conselhos vêm de dentro de você!

Meditação

Outra forma de conquistar/manter equilíbrio é através da meditação.

Hoje existem diversas formas de meditar, encontre uma que faça mais sentido para você.

Respiração

A respiração é outra forma de equilíbrio.

A maioria das pessoas respiram de forma superficial e essa respiração causa estresse e destrói seu corpo físico.

Faça em alguns momentos do seu dia algumas respirações mais profundas, quantas vezes quiser. Com isso, o cérebro é oxigenado e você tem vários benefícios, tais como: alívio do estresse e ansiedade; diminuição de tensões musculares; melhoria do funcionamento do intestino; ajuda no controle emocional; mais clareza das suas tomadas de decisões, entre outros.

Preste atenção em seu corpo

O corpo fala, ele envia sinais, antes de qualquer desequilíbrio, perceba suas emoções e veja quais são as partes do corpo que reagem a cada uma delas. Perceba as dores e resistências.

E assim, elimine qualquer incomodo, através de alguma atividade física ou cuidando da sua alimentação.

O equilíbrio consiste na estabilidade entre corpo, mente e espírito.
Exercite alguma prática e encontre seu equilíbrio!

Elaine Neves

Elaine Neves uma eterna amante da alma humana e da vida. Meus principais valores são: integridade, respeito, independência, comprometimento e confiabilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.