Inteligência Espiritual – QS
Primeiramente, vamos deixar claro que essa inteligência não tem a ver com religião, trata-se de conectar com algo superior ao ego do ser humano. A QS está ligada ao propósito e missão de vida. É o impulso em direção à conexão com sua essência, a capacidade do ser humano em refletir sobre o sentido da vida e lidar com os problemas existenciais.
De acordo com o quadrante de C. G. Jung, a QS tem a função da intuição.
Ao trabalhar a inteligência espiritual conseguimos ser mais flexíveis (conosco e com o próximo), temos autoconhecimento mais profundo, enfrentamos nossas dores e aprendemos com esse sofrimento e superação. Também, tomamos consciência das nossas ações e assumimos nossas responsabilidades perante os acontecimentos da vida. Vivemos de acordo com os nossos valores, temos mais compaixão e empatia.
Para desenvolver essa inteligência, comece com essas questões:
– Quais são os meus limites?
– Qual o meu propósito de vida?
– Por que certas coisas me incomodam tanto?
– Por que frequentemente sinto raiva?
A dor é um desafio e nos traz oportunidades. Então, ao invés de culpar o que está te incomodando, tente enxergar o que está acontecendo, melhorar e/ou mudar sua atitude, e daí extrair algo positivo para sua vida.
Procure por atividades que despertem a sua espiritualidade, como: meditação, relaxamento, exercício de gratidão, etc. Isso terá grande valia para sua QS.
Veja alguns sinais de inteligência espiritual:
– Capacidade de ser flexível em situações difíceis;
– Grau elevado de conhecimento e estudo constante;
– Coragem e sabedoria para enfrentar a dor;
– Aprender com o sofrimento;
– Capacidade de se inspirar com ideias e valores;
– Saber questionar suas ações e desejos;
– Relutância em atitudes que causem danos aos outros.
Ao desenvolver e equilibrar as quatro inteligências ( QE, QI, QS e QF) é possível viver de maneira integral. Por isso, conecte-se com a sua essência e viva plenamente!