Como cultivar a espiritualidade na vida particular e nos negócios?
Primeiramente, vamos tentar decifrar o que é espiritualidade. Diferente do que muitos pensam, ela não está ligada diretamente a uma religião, mas sim a uma constante busca pessoal de algo maior, como encontrar o significado da vida, um sentido para suas ações, comportamentos, profissão, etc.
A espiritualidade está atrelada ao “aperfeiçomento” do próprio indivíduo e por possibilitar uma experiência mais transcendental , ajuda reconduzir ao caminho do equilíbrio, paz interior e felicidade. Com isso, automaticamente você consegue ter escolhas e decisões melhores.
As grandes pressões que sofremos diariamente, como compromissos profissionais, financeiros e problemas de diversos motivos e áreas da vida, afetam nossa saúde. Não é surpresa que, infelizmente, temos um constante aumento de registros de pessoas com estresse, descontrole emocional, ansiedade, depressão, dores pelo corpo, etc. É um preço muito alto viver e participar de um mundo tão caótico quanto o nosso!
Praticar a espiritualidade e atrelá-la a tratamentos clínicos (quando recomendados por um especialista) é imprescindível na qualidade de vida. O exercício da espiritualidade deve ser visto como parte da sua rotina diária e não somente para os momentos de tensão.
Desde que eu inclui a prática espiritual em minha rotina diária, venho me enxergando mais fortalecida e confiante nas minhas decisões. Me sinto em plena liderança da minha própria vida e esse hábito reflete também em meus negócios. Lembrando que “negócios” são feitos por “pessoas”, e o que elas são e fazem impactam diretamente em seus negócios.
Você profissional, independente do cargo ou função que exerça, se não conhece a si próprio, se não sabe seus limites, não está se respeitando Com essa falta de “amor-próprio”, não é possível respeitar os outros ou praticar a empatia. Assim, não reconhecerá a força da sua equipe, dos seus serviços/produtos ou a sua própria força. O mais preocupante nisso tudo, é que nessa ausência de auto conhecimento (e sem o fortalecimento da sua espiritualidade) você viverá uma vida frustrada, repleta de mentiras e ilusões. Aprenda a desprender do seu ego e ouça a verdade vinda de sua alma!
Listei abaixo algumas dicas que podem ser úteis nesses primeiros passos, em busca do desenvolvimento da sua espiritualidade:
– Tenha uma visão mais otimista, verdadeira e equilibrada no seu cotidiano: quando vemos as coisas por uma nova perspectiva, estamos exercendo a fé, o amor. Isso nos abre para novas oportunidades, diminui a ansiedade e estresse, além de mudar positivamente sua vibração energética – o que ajuda nas curas.
– Meditar ou orar: essas práticas tem o poder de trazer paz interior, respostas às nossas dúvidas pessoais e fortalecimento do espírito. Isso tudo é muito importante para enfrentarmos os desafios diários.
– Contato com a natureza: nos faz sentir parte da Criação, descarrega energias negativas, nos traz equilibrio e paz. Nos torna mais centrados para escolhas mais assertivas.
– Ancestralidade: entrar em contato com nossa história, nossos ancestrais, traz força e conexão. Faz com que não se perca em seus principios/valores e cria raízes naquilo que realmente te fará bem.
– Intenção positiva: tudo que fizer, seja projeto ou apenas uma decisão pequena ou corriqueira, sinta e trabalhe a intenção positiva. O que verdadeiramente você quer que cresça dessa ação ou projeto? Reflita.
– Seja resiliente.
– Saiba ouvir com atenção e empatia.
– Tenha mais auto confiança.
– Exercite o amor-próprio.
– Religião ou Crença: se você já possui alguma religião ou crença, esteja mais próximo dos guias, mentores ou santos que você é devoto. Sinta a energia que vem deles. Esteja aberto para receber.
Você não é obrigado(a) a fazer todas as práticas que citei aqui, mas faça as que mais te agradam. Através da prática espiritual você encontrará o equilíbrio para continuar a sua jornada gerindo sua vida e negócios de maneira mais leve e com propósito.
A espiritualidade, seja na vida ou nos negócios, é a materialização do seu talento natural, aquele que vem da sua alma. E a forma como você pode contribuir é partilhando com o mundo o que você tem de melhor, seja em produtos/serviços ou ações cotidianas.
A vida não é apenas acordar, trabalhar e pagar boletos. Tem muito mais por trás dessa mecânica! Se você sentiu-se tocado por este texto e gostaria de aprender mais como praticar a espiritualidade, venha para a minha Mentoria de Inteligência Espiritual. Ficarei feliz em te ajudar a crescer ainda mais em sua jornada!