Como escolher um processo de Coaching
Primeiramente vou explicar rapidamente o que é o coaching e como esse processo pode te ajudar.
Coaching é uma metodologia de desenvolvimento e capacitação humana.
Ele utiliza técnicas e ferramentas de diversas ciências como gestão de pessoas, psicologia, neurociência, planejamento estratégico, administração, entre outras, visando acelerar seus resultados em qualquer contexto, seja pessoal, profissional, social, familiar, financeiro ou espiritual.
Todo processo de coaching se baseia de um ponto de partida, que é o seu objetivo, sua meta.
Importante que a sua meta seja clara, chamamos de SMART. Que seria uma meta específica, mensurável, alcançável, realista e com tempo definido. Trabalhamos com uma meta por vez e com esse processo, conseguimos atingi-la em um curto espaço de tempo.
O processo todo varia de 10 sessões ou mais, sendo feita de forma presencial ou on-line. Com duração de 1h ou mais.
Coach – é o nome dado ao profissional que irá auxiliar você no processo.
Coachee – é o nome dado a você cliente.
Todo processo é baseado em confiança, ética, respeito, parceria e não existe julgamentos nenhum por parte do Coach. E o sigilo é absoluto.
Por isso se entregue para cada sessão, vá aberto para esse processo. Assim, você se permite mais e terá melhor compreensão das suas potencialidades e estará preparado para fazer qualquer mudança necessária na sua vida.
As sessões têm suas tarefinhas de casa, no qual é extremamente importante ao coachee seguir, pois as mesmas são planejadas estrategicamente de acordo com a sua meta.
O Coach ajuda você a entender o seu ponto A (seu estado atual) e o seu ponto B (seu estado desejado), identifica e faz o trabalho de eliminar crenças limitantes, criando crenças fortalecedoras.
Você sai do processo com mais autoconfiança, com foco e determinação. Você passa a ser uma pessoa mais assertiva na vida.
Bom, legal…
Talvez eu tenha despertado em você uma vontade de fazer o processo. Ou tenham surgido dúvidas, visto que hoje tem coaching pra tudo.
Qual escolher? Qual tipo de coaching vai poder me ajudar com mais objetividade?
Aí é que entra os nichos e as abordagens de cada Coach. Que estão relacionadas com a experiência de vida e ligadas com a missão de vida dele.
Uma coisa que você precisa saber é, TODO processo de coaching vai te trazer autoconhecimento, independente da sua meta. Isso faz parte das ferramentas utilizadas, você vai se ver de uma forma mais clara.
Existem algumas abordagens que o foco maior é no autoconhecimento mais profundo.
A escolha do processo vai de acordo com a sua necessidade.
A minha abordagem, por exemplo, é no autoconhecimento profundo, no equilíbrio da tríade corpo, mente e espírito.
Utilizo: eneagrama, programação mental com a PNL, inteligência emocional (emotional coaching), análise comportamental.
E tenho ferramentas que te ajudam na identificação da sua essência, na quebra de crenças limitantes e sabotadores, busca de significado e missão de vida, cura da criança interior, identificação da sua personalidade e comportamento.
Acredito que antes de sermos o melhor para o mundo, precisamos ver e ser o melhor pra nós mesmos.
Com isso conseguimos um equilíbrio em todas as áreas de nossas vidas.
Pesquise, veja a sua necessidade no momento.
Todos os tipos de Coaching são fascinantes e tem como propósito estabelecer metas claras, valores, visão, missão, resolver conflitos, melhorar e adquirir novas habilidades, ter novas perspectivas para o alcance de seus resultados.
Você pode mudar a sua vida de forma estruturada e planejada, mais rápido do que você imagina.
Saia da procrastinação e obtenha resultados. Venha participar de um processo de coaching comigo.
Venha se descobrir 😉